quinta-feira, 29 de abril de 2010

Diário de gravações #1

Começo este diário de gravações com um vídeo particularmente especial. Trata-se de um poema que escolhi para participar no concurso Bibliofilmes, um concurso de filmes sobre ou com bibliotecas, ou livros que gostem. Um dos pedidos que eles faziam aos seus concorrentes é o de aparecerem no vídeo que enviam, na minha área de participação em particular. Desde já agradeço a quem, responsável pelo twitter do Bibliofilmes, me convidou!
Hoje Viseu acordou com nuvens, mas julgo que não chovia. De manhã, e apesar de estar de férias, tive de me levantar mais cedo que o normal (por volta das 08:45, eu acordo tarde!) para ir direitinho para um workshop de representação e direcção de actores, que durou grande parte da manhã e o início da tarde. Portanto cheguei a casa por volta da uma da tarde na pausa do almoço. Achei, porque hoje também, vim para a Figueira da Foz, que seria nessa hora do almoço que tinha de gravar o vídeo para o Odeapessoa, porque não iria ter mais tempo até Domingo. Tinha razão. Tinha portanto aproximadamente uma hora para gravar o poema, almoçar, editar e fazer o upload para o youtube. Gravei o poema antes do almoço e, devo confessar, um bocado à pressa. Já o tinha tentado gravar anteriormente, para enviar o mais prontamente o vídeo para a organização do concurso, mas essa vez serviu para estudar planos de câmara. Desta vez tive de fazer dois takes para gravar o produto final, contratei o meu irmão para ser operador de câmara, e montei o set, ou platô no quarto dos brinquedos, que ainda mantém esse nome apesar de já sermos crescidos. Não é nesta sala que costumo gravar, mas achei que seria o sítio ideal, por causa da luz. Dei, portanto as indicações técnicas ao meu irmão e começámos a gravar. Fico sempre com a impressão de que podia fazer melhor (especialmente nos últimos dois poemas que foram para o canal). Por sorte, a minha mãe chamou para almoçar precisamente quando tínhamos acabado e gravar. Gravado o poema, só faltava editar. Passei os vídeos para o computador, almocei, e tratei-os, novamente muito pressionado pelo tempo, sendo que tinha de estar novamente no local do workshop às 14:00 para prosseguir com o mesmo. Como já edito os filmes com alguma facilidade, despachei-o e comecei o processo de upload para o youtube. Coloquei a informação logo no Facebook para que quem me segue lá conseguisse assistir ao vídeo assim que ele chegasse ao canal. Apenas vi o resultado final no Youtube às 16:30. Este poema dedico à minha querida amiga Inês.
                                                                                                                                    
Odeapessoa 
Figueira da Foz, 30-3-2010

Sem comentários:

Enviar um comentário